Conceito de Oligarca

OligarcaO termo oligarca é utilizado como um adjetivo qualificativo de certas pessoas que pertencem às altas classes da sociedade, às oligarquias e que possuem importante parte do poder político, econômico e até mesmo cultural. O termo oligarca é de uso informal e provém do conceito de oligarquia, que pode ser transformado e usado como um sentido negativo ou depreciativo.

Entende-se por oligarquia a um tipo de governo reservado a poucos, diferentemente do que acontece com a democracia (o governo do povo ou de todos). A oligarquia estabelece o acesso ao poder de um número limitado de pessoas dentro de uma comunidade, que com isso torna importante seu poder econômico e político. As oligarquias atuais estão sempre relacionadas com atividades financeiras, industriais, empresariais, rurais, entre outras, desde que proporcione riqueza e bens para seus membros.

É por essa desigualdade gerada a partir do conceito de oligarquia que surge o termo oligarca de modo depreciativo. Quando se menciona o termo oligarca se refere justamente a esse elemento de concentração de poder político assim como a concentração dos meios de produção. Obviamente, este conceito é utilizado por setores que estão além de fora da política, não possuem acesso a muitos direitos básicos de um ser humano como alimentação, educação, saúde, moradia, etc. Estes setores humildes ou populares se diferenciam através da linguagem, ou seja, daqueles que concentram importante parte da riqueza. Embora este termo seja utilizado em muitos países da América Latina, é especialmente comum na Argentina.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oligarca. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oligarca >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oligarca