Conceito de Oleoduto

OleodutoO oleoduto é um sistema de canalização que serve para transportar petróleo até as refinarias ou portos marítimos. No caso do transporte de gás, o procedimento empregado é o gasoduto.

A ideia deste sistema está baseada em uma obra de engenharia desenvolvida pelos romanos para transportar água: o aqueduto.

O oleoduto é uma infraestrutura técnica complexa que canaliza tubulações subterrâneas, como também armazena tanques de petróleo e estações de bombeamento.

A estrutura de um Oleoduto

Do ponto de vista técnico, a construção de um oleoduto envolve certos elementos básicos: estações de bombeamento acionadas por turbinas, turbogeradores, revestimento da tubulação para evitar vazamentos de óleo, sistema anticorrosivo, trabalhos de terraplanagem, entre outros.

A complexidade desta infraestrutura está baseada em três variáveis: trata-se de uma obra que pode atingir um território de muitos quilômetros; para sua construção é necessário combinar várias disciplinas técnicas e a participação de profissionais de campo e, por último, como qualquer infraestrutura, existe um impacto meio ambiental que é preciso ser valorizado.

O impacto meio ambiental

Alguns oleodutos atravessam várias fronteiras e nações, assim como sua construção costuma ser chave para a economia dos países produtores de petróleo. No entanto, para sua implementação é necessária uma alteração dos ecossistemas, os quais podem ser afetados em vários sentidos como pela expulsão de uma espécie do território, pela extinção definitiva, pela alteração das propriedades naturais da terra e outras mais.

Analisar como evitar o impacto ambiental

Para minimizar os riscos potenciais, foi elaborado um estudo de impacto ambiental de tal forma que reduzisse ao máximo ou desaparecessem os inconvenientes que pudessem surgir. Neste sentido, não se deve pensar exclusivamente no meio natural, mas em algumas comunidades que também são vítimas destas infraestruturas. Por outro lado, o impacto negativo pode afetar os jazidos arqueológicos e os sistemas de circulação.

Embora o benefício econômico de um oleoduto possa ser evidente, nos estudos de viabilidade prévia a sua construção foi aconselhado avaliar outra possibilidade e evitar certos riscos como o transporte de petróleo através de carros-tanques.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oleoduto. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oleoduto >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oleoduto