Conceito de Ofuscação

OfuscacaoNossa capacidade de raciocinar com normalidade pode ser perturbada ou confundida quando nos sentimos ofuscados em certas ocasiões. Assim, a ofuscação é a situação de distorção do entendimento. Pode-se dizer que é um transtorno mental de caráter temporário.

Na linguagem cotidiana podemos dizer alguém está obsecado, cego ou fascinado por algo quando apresenta algum grau de ofuscamento, neste caso, o indivíduo não pode pensar com clareza. A falta de lucidez é a principal característica deste tipo de situação.

As quatro formas diferentes de ofuscação

A força da raiva

A raiva ou ira são sentimentos de grande intensidade. O indivíduo dominado pela raiva tem um impulso difícil de controlar. A causa desta reação atinge seu raciocínio e se torna incapaz de acalmar por estar dominado por uma obseção. Sua perplexidade emocional possui características típicas de ofuscação.

Os caminhos do amor

Em uma situação de amor apaixonado e intenso não é fácil pensar com serenidade. Os psicólogos e os poetas descreveram o amor como uma forma de alienação mental. De fato, o amor passional é conhecido como amor cego no sentido de que se ignora a realidade e vive em estado de obsessão. Se o amor não é correspondido, essa perturbação pode ser ainda maior chegando a situações extremas (não ter fome, depressão profunda ou até mesmo fazer uma loucura por causa do desespero que sente). Portanto, a fascinação do amor é uma clara manifestação de ofuscação.

O cenário dos vícios

Todo mundo sabe que as drogas perturbam a mente. O indivíduo que padece da síndrome de abstinência apresenta um efeito incontrolável de consumir droga. O drogado fica dominado mentalmente e não consegue controlar fácil essa situação. De fato, em certas ocasiões, ele tem alucinações e isso é uma variante do ofuscamento.

No campo da saúde

O transtorno obsessivo compulsivo é uma doença mental grave. As pessoas que sofrem deste distúrbio têm uma inclinação descontrolada e obsessiva para algo. Pode se manifestar em forma de rituais mentais, ações repetitivas, ideias agressivas, temores injustificados e outros assuntos semelhantes. Este transtorno é parecido com a ofuscação, uma vez que a pessoa afetada se encontra profundamente alterada em seu entendimento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ofuscação