Conceito » Oficio

Conceito de Oficio




OficiosNa etimologia a o termo oficio provêm do latim “opficium” que no nosso idioma significa exatamente realizar um trabalho, ou realizar uma obra. Serve para referir-se a qualquer tipo de trabalho profissional. Nos dias de hoje, igual no sentido mesmo da palavra, se define oficio como as atividades de práticas e técnicas que são desenvolvidas por meios manuais e também por meios mecanizados.
Os que se dedicam a ofícios podem ou não estar previstos de formação mais prática que teórica, pelo simples fato de que um oficio se aprende praticando e aprendendo trabalhando acompanhado geralmente um mestre que ensina o oficio na pratica. Como exemplo, podemos usar como referência um carpinteiro; essa profissão, ou esse oficio não requer formação universitária nem mesmo nenhum tipo de formação acadêmica em nenhum grau.

O mundo depende de ofícios para desenvolver-se e para criar negócios, gerar empregos, construir. Os ofícios são imprescindíveis desde que o mundo é mundo. Como exemplo, na época dos faraós foram necessários vários ofícios para construir as pirâmides que estão em pé até os dias de hoje. Na idade media, para construir castelos fortificados e armas de guerra, foram necessários ofícios de profissionais que eram muito requisitados nestes tempos. Oficio que vemos ao longo da história e que são relatados em livros antigos como a bíblia, livros de história geral. Oficios que podemos ver refletidos em trabalhos que perduraram ao longo do tempo,.

Numa outra definição de oficio faz alusão a um documento formal que serve para comunicar de forma oficial alguma coisa numa instituição que envolve seu pessoal (um convite, uma resolução, um agradecimento, comunicar uma reunião, etc.).
Os ofícios são materializados um papel que tem o mesmo nome e são parte importante no desenvolvimento de uma organização e faz parte da burocracia normal de uma empresa ou de uma instituição. São usados diariamente e de forma constante para comunicar aos empregados decisões tomadas no âmbito geral.

Um oficio é escrito em um corpo de documento onde constam data e local, numeração do documento, seus destinatários, assunto e a que se refere. Inclui na parte central a mensagem que motiva a comunicação e finalmente a parte de despedida com a assinatura, o cargo e o carimbo de quem envia o oficio.

>> Próximo - Que Conceito >>