Conceito de Oficial

oficialA palavra oficial é utilizada em nosso idioma para diversos assuntos. Tudo que provem do Estado ou de um órgão público, por exemplo, um documento, um título, um ato, entre outros, é chamado de oficial. Não é por acaso que este termo se encontra em estreita relação com o público e é habitual que os conceitos de público e oficial sejam utilizados como sinônimos.

Também usamos a palavra oficial para referir-se a algo que conta com o aval e o reconhecimento do Estado ou de algum órgão ou organização que tem o poder de autorizar.

Por outro lado, antigamente e a instâncias dos grêmios medievais, naqueles ofícios que se caracterizavam pelo uso manual, costumava-se denominar como oficial aquela pessoa que já completou a fase de aprendizagem, embora, ainda não é mestre. Oficial de padaria.

Assim mesmo, no direito canônico encontramos uma referência para esta palavra, sendo o oficial um juiz que será encarregado de situações e temas canônicos, de justiça.

É também na área militar que encontramos um uso muito utilizado desta palavra, pois é o militar que dispõe de um posto que vá desde segundo tenente a qualquer outro que se encontre adiante, inclusive capitão, seja nas Forças Armadas de uma nação ou nas Forças de Segurança.

Enquanto isso, o posto de oficial será obtido depois de cumprir satisfatoriamente com a aprendizagem na Escola Militar. Os oficiais poderão ser diferenciados tanto pelo grau como pela posição que ocupam na hierarquia militar.
Entre suas principais funções, está a de guia do pessoal que ocupa um cargo inferior, mas assim mesmo, dá ordens e instruções.

Embora normalmente costuma-se confundir com suboficial, vale destacar que este último se encontrará hierarquicamente em uma posição intermediaria entre os oficiais e a tropa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oficial. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oficial >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oficial