Conceito de Offside

OffsideOffside é um anglicismo muito conhecido na terminologia futebolística que significa fora de jogo, ou então, impedimento. Esta é uma das regras mais complexas e interpretativas que acontece durante uma partida.

Como funciona no campo de jogo?

A regra de impedimento ou offside explica a posição de um jogador que recebe a bola, mas se encontra fora de jogo por estar próximo ao gol adversário e à frente do penúltimo jogador da outra equipe. Entretanto, ele não estará em condições de impedimento caso haja as devidas circunstâncias: 1) por estar dentro do seu próprio campo (metade do campo), 2) por estar na mesma linha do penúltimo defensor, 3) se o atacante está na mesma linha que os últimos adversários.

Por outro lado, o impedimento não será considerado uma infração quando o jogador em offside ou impedido recebe a bola direto de um escanteio ou lateral. Assim mesmo, nem sempre a posição de impedimento é penalizada, pois se um jogador se encontra nessa posição, mas não interfere na jogada, o árbitro não deve puni-lo. Então, a participação direta em uma jogada é o elemento fundamental para considerar ou não uma infração de impedimento.

Desta maneira, a posição offside de um jogador será penalizada se no momento de receber a bola por parte de um companheiro de equipe o atleta esteja em posição ativa de jogo, segundo os critérios do árbitro e de seus assistentes. Neste sentido, a interpretação da posição exata por parte dos assistentes é determinante, pois são eles que melhor estão posicionados e aptos para aplicar a regra de jogo.

Para que serve?

O offside ou impedimento é uma regra que tem como objetivo favorecer o jogo de ataque, por outro lado, serve para que os jogadores saibam posicionar-se no campo. Ao mesmo tempo, com esta regra, pretende-se que a partida seja mais vistosa e tática, consequentemente mais atrativa para o espectador. Embora o impedimento seja uma regra desde a criação do futebol, a mesma sofreu pequenas modificações ao longo da história.

Estar fora de jogo na vida cotidiana

Essa terminologia do futebol também é usada na vida cotidiana. Sendo assim, a expressão “estar fora de jogo” significa que uma pessoa está fora da realidade, que ignora algo importante e não intervém de forma ativa em um acontecimento. Se uma pessoa afirma “estou fora de jogo” significa que não quer participar de algo ou até mesmo porque não entende o que está acontecendo. Em certas ocasiões, emprega-se esta expressão de maneira depreciativa para indicar que um indivíduo não compreende algo adequadamente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Offside. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/offside >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Offside