Conceito de Oferenda

Oferenda

Um presente à gratidão

A oferenda é um obséquio, um presente que alguém oferece a outro indivíduo ou então uma imagem ou figura como símbolo da gratidão que sente por este último pelo fato de lhe conceder algo que havia pedido, ou simplesmente como mostra de respeito e amor que sente por essa pessoa.

As oferendas religiosas para agradecer, para pedir, para homenagear....

Vale destacar que esta prática é realizada com assiduidade no campo religioso. É muito comum ver os fiéis se aproximarem dos seus deuses e santos como todo tipo de presente produzido ou comprado por eles e depositar em seus altares em forma de homenagem ou gratidão por lhe haver concedido algum milagre ou por qualquer outra questão.

Além disso, as pessoas que são devotas de algum santo ou de alguma virgem costumam aproximar-se de suas figuras ou imagens para pedir alguma ajuda, resolver algum problema pessoal, de saúde ou pelo cumprimento de um desejo. Neste encontro, pedem por suas necessidades e fazem promessas para que após o cumprimento satisfatório do pedido possam ser retribuídas com algum ato ou oferta.

Uma oferenda material para demonstrar desinteresse neste sentido

Normalmente as oferendas têm um valor material para os fiéis, assim, essa é uma forma de demonstrar a Deus seu desprendimento econômico por ter recebido parte daquilo que tanto desejavam. Dinheiro, flores, roupas, alimentos são as oferendas mais comuns.

Uma prática milenar

As oferendas são uma prática certamente milenar. As culturas mais antigas do nosso planeta já praticavam e em alguns casos eram realizados certos sacrifícios que implicavam na matança de animais e pessoas nas quais eram entregues a Deus em forma de oferenda. Com o tempo, felizmente, estas práticas impiedosas foram perdendo terreno e ganhando outras propostas menos cruéis.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Oferenda