Conceito de Ode

OdeO conceito ode faz parte de uma terminologia própria da literatura, mais especificamente como um dos seus gêneros mais poéticos: o gênero lírico. A ode é uma composição em verso cuja principal característica é o tom de louvor dedicado a exaltar um personagem ou uma ideia. Trata-se de um gênero na qual a subjetividade do poeta expressa um sentimento de admiração e devoção. Pode-se dizer que a ode atua como uma homenagem em forma de verso.

Impulsionada na Grécia Antiga pelo poeta Píndaro

Como a maioria das expressões literárias, a ode surgiu no contexto do mundo clássico, mais precisamente na Grécia Antiga, sendo o poeta Píndaro seu principal precursor. Este tipo de poema começou a ser encenado junto a um acompanhamento musical (a voz e o instrumento musical como a lira ou em forma de coro). Assim, com esses recursos musicais conseguiu um tom mais lírico.

Características das Odes

Em sua versão clássica este gênero apresentou estrofes regulares e com rimas variadas. O tema escolhido está relacionado a algum acontecimento histórico (a vitória de um atleta nos Jogos Olímpicos ou as façanhas de algum ilustre guerreiro), como também está associado à exaltação do amor, de uma virtude ou de um sentimento de plenitude.

Ao longo da história da literatura, a ode tem sido empregada pelo poeta latino Horácio e mais tarde por uma série de poetas ilustres: Garcilaso de la Vega, Petrarca, Fray Luis de León ou Federico García Lorca. No século XX, o escritor chileno Pablo Neruda cultivou este gênero com uma nova dimensão, onde as odes estão dedicadas às coisas mais simples e próximas. Em sua obra “Odes elementares” exaltava a cebola, o vinho e a cidade de Valparaíso.

Ode à alegria

Sabemos que a ode vem acompanhada da música. Esta fusão aconteceu novamente no século XVIII assim que Beethoven deu forma musical à “Ode à alegria” do poeta alemão Schiller. Esta peça musical é conhecida como a 9ª Sinfonia e é o hino oficial da União Europeia.

Embora a sinfonia musical fosse a mais conhecida e popular, não se pode esquecer que sua origem e inspiração vieram da Ode de Schiller. Neste poema se exalta a liberdade como um caminho que leva à alegria. Foi escrito no contexto histórico da Revolução Francesa, um acontecimento bem sugestivo para um poeta romântico como Schiller.

Foto: iStock - Maica

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ode. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ode >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ode