Conceito de Ocupado

O adjetivo ocupado não tem significado único, mas tem um caráter polissêmico, ou seja, apresenta várias acepções. Deste modo, para compreender seus diversos sentidos é necessário explicar aquelas situações ou contextos linguísticos que aparecem este termo.

Entendido com um espaço que não se pode ter acesso até que seja liberado

Ocupado se refere a um lugar que não pode ser usado porque já está sendo utilizado por alguém, por exemplo, o banheiro de uma cafeteria, a assento de um ônibus ou uma vaga de estacionamento. Quando o lugar deixa de estar ocupado, costuma-se dizer que se encontra livre e que já está disponível.

Dentro de um típico cenário de trabalho

Ocupado é sinônimo de atarefado e é empregado para indicar que algo ou alguém está realizando uma ação: “Meu amigo está ocupado esta manhã”, “A linha telefônica está ocupada”. Normalmente, o termo ocupado é utilizado como uma atividade de trabalho, mas que também pode referir-se a qualquer tipo de tarefa. Na verdade, quando se afirma “estou ocupado” comunica-se que neste momento não é possível fazer outra coisa independente do que está fazendo.

No campo profissional existe o fenômeno do desemprego ou da desocupação trabalhista, na qual os termos ocupado ou desocupado equivalem a empregado ou desempregado.

Em termos militares e geográficos

Um território é também suscetível de ser ocupado e neste sentido é um termo relacionado a uma atividade militar. A ocupação de um lugar significa sua conquista e é considerada uma ação importante da perspectiva de um exército.

No caso de moradias abandonadas

No contexto habitacional, deve-se lembrar que o fenômeno da ocupação de moradias abandonadas, das quais são ocupadas de maneira ilegal, são realizados por pessoas que recebem o no nome de “sem-teto” ou “sem-terra” e que, na maioria das vezes, fazem parte do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

É tão comum o uso desta palavra que inclusive é utilizada como meio de pergunta “está ocupado?”. Entretanto, é bem provável que esta forma de perguntar seja uma tradução do inglês “are you busy?”

O adjetivo ocupado é muito comum na linguagem diária, embora haja uma série de sinônimos que cumprem a mesma função, tais como: ativo, sobrecarregado, atarefado, assoberbado, etc.

O estilo de vida atual é estressante para vários setores da população. Realizamos muitas atividades e temos todo tipo de obrigações, consequentemente nossas ocupações são muito diversas. Esta circunstância significa que o ritmo que levamos acelerado e de prováveis muitas obrigações a cumprir acontece porque, desta maneira, fugimos do aborrecimento e fazendo algo ficamos ocupados.

Foto: iStock - baona

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ocupado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ocupado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ocupado