Conceito de Ocidental

OcidentalO conceito ocidental é muito utilizado em nosso idioma para referir-se às várias questões vinculadas ao ocidente. O ocidente é o ponto cardeal oeste, esta é a parte do horizonte que esconde o sol a cada jornada que se põe. Assim, a palavra ocidental é utilizada para referir a esse próprio ponto.

Cultura ocidental X Cultura oriental

A palavra ocidente é utilizada para referir à parte do planeta composta pelos países ocidentais, justamente aqueles que se localizam no lado oeste do mapa mundi e que compartilham o mesmo sistema social, cultural e econômico. Diferentemente da chamada civilização ou cultura oriental localizada ao leste do mapa, os costumes, a religião e a cultura são certamente diferentes do ocidente. Este é o caso dos países árabes e asiáticos, próprios do oriente.

Por outro lado, podemos dizer que o mundo ocidental está formado pelos países da Europa, Austrália, América, África do sul e Nova Zelândia.

A principal diferença entre o oriente e o ocidente é a separação de estado em relação à religião, ou seja, cada país ocidental assume uma crença religiosa dominante, sendo cada uma separada do estado, algo que por exemplo não ocorre nos países árabes.

No campo político, dentro do ocidente predomina o sistema democrático, algo que no oriente não prevalece; já na economia o ocidente domina o mercado.

Desta forma, a palavra ocidental é utilizada para referir-se de maneira geral ao conjunto de países que formam o ocidente.

Condições que separam o Ocidente do Oriente

A religião, a política e o sistema econômico são as principais diferenças existentes entre um mundo e outro, entretanto, há mais e tem a ver com os usos e costumes existentes de um lado e de outro. Por exemplo, no ocidente a monogamia está instalada como a única maneira aceitável de vínculo conjugal, enquanto que nos países árabes isso é uma raridade porque a poligamia é aceita e os homens costumam ter várias mulheres.

Existem muitas condições estabelecidas, embora, devemos destacar que a globalização aproximou muito esses dois mundos, assim o oriente passou a adotar alguns costumes bem tradicionais do ocidente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ocidental