Conceito de Oceano

OceanoOs oceanos são partes da superfície do planeta ocupadas pela água do mar que rodeia os continentes e que cobre atualmente por volta de 71% da Terra. Há cinco oceanos na Terra: o Pacífico, o Atlântico, O Índico, O Antártico e o Ártico.

Estas massas de água se formaram aproximadamente há 4.000 anos, quando a temperatura do planeta esfriou o suficiente para permitir que a água se tornasse em estado líquido. A água do mar ou do oceano é composta por sódio, magnésio, cálcio e potássio em sua maior parte.

A profundidade de cada oceano varia de acordo com a zona de relevo de cada oceano, mas em geral não supera os 4 quilômetros. Por sua vez, os oceanos estão divididos em diferentes camadas de acordo com a profundidade: uma zona temperada de até 500 metros pode atingir temperaturas entre 12º e 30ºC, já uma zona mais fria pode atingir temperaturas de até 1ºC. Claro que estas temperaturas variam de acordo com a estação do ano e a localização do oceano em relação aos polos.

A água do mar ou do oceano se movimenta através das ondas, das marés e das correntes. As primeiras são uma reação direta do efeito do vento sobre a superfície aquática e sua altura também é determinada pela velocidade do vento, pelo período que é soprado e pela distância que a onda percorre. Certos fenômenos climáticos contribuem com a criação de tsunamis, que são ondas gigantes e de alto poder de destruição. Por outro lado, as marés têm relação com a atração gravitacional que tanto a Lua como o Sol exerce sobre a Terra. Por último, as correntes apresentam grande influência sobre o clima e são impulsionadas pelos ventos e causadas por outros fatores climáticos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Oceano. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/oceano >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Oceano