Conceito de OCDE

OCDE

O que significa e o que faz a OCDE?

OCDE é a sigla que apresenta de maneira simples e abreviada a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Este é um dos órgãos internacionais mais importantes e reconhecidos em termos econômicos e sociais que afetam seus estados membros e outros cooperados. Também pode ser visto como OECD, por causa da sua denominação inglesa Organization for Economic Co-Operation and Development.

Foi fundada no ano de 1961, sua sede está situada na França e está composta por 34 países membros, especialmente da Europa, mas também por alguns representantes do Oriente, África, Oceania e do continente americano.

O trabalho da OCDE é realizado através de comitês e grupos formados por representantes de estados membros e especialistas de diversos temas.

Basicamente sua razão de ser é pensar e colocar em prática políticas que assegurem o bem-estar econômico e social das pessoas em todo planeta.

Para que seja efetiva e satisfatória, seu objetivo proposto é analisar e avaliar as diversas realidades existentes, promovendo sempre a participação aberta e dando prioridade às conjunturas internacionais críticas.

Temas envolvidos

São muitos os assuntos ou temas envolvidos que chamam a atenção e merecem destaque: comércio, ciência, tecnologia, questões sociais, economia, emprego, energia, transporte, indústria, administração pública, finanças, meio ambiente, entre outros. Como observamos, todas essas questões são vitais para os cidadãos de cada país e para a administração de seus governos.

Um destacado trabalho estatístico

Vale destacar que a OCDE não deixa de disponibilizar estatísticas sobre os temas mais importantes, por esse motivo seus números são tomados como referência e a instituição serve de base como autoridade máxima. Além disso, é uma ativa geradora de documentos e livros que são mundialmente consultados por milhares de pessoas em todo mundo por propor políticas a seguir que aumentem o crescimento econômico e social.

Devemos mencionar também que a OCDE não é uma organização estática em matéria de aceitação de novos membros, ao contrário, está aberta ao ingresso de novos perfis como também trabalha com a observação de países não membros em alguns de seus comitês ou reuniões.

Neste momento quem ocupa o cargo de Secretário Geral é o economista mexicano Ángel Gurría.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados OCDE