Conceito de Obtuso

ObtusoO termo obtuso é utilizado em nosso idioma para referir-se a várias questões.

Um desses usos se refere para identificar aquilo que não tem ponta, ou seja, aos objetos ou elementos que não possuem pontas e assim são chamados de obtusos. Por exemplo, um lápis ou uma ferramenta sem ponta será chamada de obtusa.

Obviamente quando um elemento deveria ter ponta e não tem porque foi gasto ou então por outra situação o mesmo perde seu efeito e utilidade. Deve-se destacar que é comum também uma ferramenta ou utensílio apresentar-se como obtuso. O oposto disso seria um elemento pontiagudo e afiado.

Por outro lado, o termo obtuso é utilizado também para referir-se a uma pessoa que não é capaz de compreender qualquer coisa ou situação com rapidez e facilidade. Ele é também utilizado quando uma pessoa entende a situação, mas se faz de idiota, por exemplo, quando uma pessoa não está de acordo com algo ela adota certa postura ou ideia apesar de não ser a correta.

Desta forma, o termo obtuso é aplicado a um indivíduo considerado incapaz e lerdo na hora de compreender algo.

Vale destacar também que este sentido pode ser visto de maneira extremamente pejorativa. Enquanto isso, a oposição dessa situação seria uma pessoa inteligente e esperta.

Outra área que utiliza muito este termo é a matemática, que serve para denominar um dos ângulos estudados nessa matéria, o ângulo obtuso, caracterizado por medir mais de 90º e menos de 180º. O ângulo se torna obtuso quando sua medida é maior que a medida de um ângulo reto de 90°; o raso é plano e o oblíquo é justamente o obtuso por não ser reto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Obtuso