Conceito de Observar

ObservarApesar de o termo observar referir-se sempre a extrema atenção de um indivíduo sobre algum assunto, de acordo com o contexto em que é utilizado pode referir-se a diversas questões ou situações. Por exemplo, na área da saúde, quando um profissional médico de uma determinada especialidade está envolvido na tarefa de examinar atentamente a evolução de uma doença ou do quadro que apresenta um paciente, a linguagem popular que um médico aplica a este atividade se chama observar.

Por outro lado, quando queremos saber que uma norma ou ordem dada por uma autoridade deve ser cumprida em si, costuma-se utilizar o termo observar. Por exemplo, nas normas de uma empresa se estabelece que os funcionários devam chegar dentro de um horário fixado, no entanto, quando um empregado chega tarde várias vezes, seu chefe ou superior imediatamente pedirá que observe as normas de entrada e saída que devem ser respeitadas.

Também, quando uma pessoa olha o outro com extrema atenção e detalhadamente por alguma razão, seja pelo desejo provocado ou porque cumpre o objetivo de seguir os passos desta pessoa, costuma-se usar o termo observar para descrever esta atividade.

Assim mesmo, quando a intenção é dizer ao outro que algo está diferente no seu comportamento ou em sua aparência física, costuma-se usar as seguintes expressões: "Observei que está mais magra", ou "Observei que cortou o cabelo".

De tudo que mencionamos anteriormente se deduz que observar é ver algo ou alguém, mas, além disso, representa uma visão mais ampla de uma atividade pelo simples fato de ver ou contemplar algo, porque observar é o primeiro passo de qualquer processo ou atividade mental. Isto é, se estou estudando algum assunto, a atividade de observar resulta um fato fundamental na hora de compreender e manter esse conhecimento em mente, porque o observar ou a observação é o passo fundamental na hora do conhecimento e do processo de aprendizagem.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Observar. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/observar >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Observar