Conceito de Observação

Observacao

Em termos gerais, quando alguém fala de observação se refere à ação e o resultado de observar algo ou alguém. Quando se observa alguma questão o que se faz é examinar com muita atenção, ver com muito detalhe, com o objetivo de advertir suas vantagens e desvantagens. A observação é uma atividade realizada por quase todos os seres vivos, pois como descrevemos, sua prática permite extrair e assimilar uma valiosa informação para seu desenvolvimento, crescimento e até sua sobrevivência.

Embora seja o sentido da visão que prevalece na hora da observação, também é comum que para ser realizada sejam utilizados alguns instrumentos específicos para facilitar a mesma.

Quase todas as ciências, em algum momento, fazem uso da observação em seu objetivo de seguir explorando e somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. Então, a observação junto com a experimentação faz parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

A observação de tipo científica consiste basicamente em medir e observar os fatos plausíveis de observação. Esta atividade deve ser realizada sem que a subjetividade, os sentimentos e as opiniões se envolvam de maneira que desviem a tarefa científica que está sendo seguida.

Após a concretização da observação, o cientista elabora uma hipótese para tentar explicar o que foi observado. Em seguida, haverá uma suposição e finalmente se chegará a uma conclusão do que é em definitivo contribuir com o conhecimento do que foi observado em estudo.

Na arte, a observação ajuda para poder analisar a qualidade visual e técnica de uma pintura, além de compreender e interpretar o que o artista quis expressar.

Outro uso que registra o termo observação é para referir uma indicação. "João fez várias observações sobre o comportamento de Maria após a festa".

E o último dos significados atribuídos se refere à nota que vai anexada a algo escrito para esclarecer ou explicar alguma questão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Observação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/observacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Observação