Conceito de Obesidade infantil

Obesidade-infantilA obesidade é uma doença crônica que pode ser causada por vários fatores e se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura ou hipertrofia do tecido adiposo em geral no corpo humano.

No entanto, a obesidade infantil consiste no acúmulo excessivo de gordura corporal no tecido adiposo, o qual se percebe pelo aumento de peso corporal quando o mesmo supera 20% do peso ideal, conforme a idade, o tamanho e o sexo da criança em questão. Para saber qual é o peso ideal de uma criança que se encontra entre 2 e 5 anos de idade, deve-se multiplicar a idade em anos por dois mais oito. Por exemplo, se a criança tem 4 anos deve fazer o seguinte cálculo: 4x2+8=16. Sendo assim, 16 kg é o que deveria pesar.

Nas últimas décadas, foi uma realidade fria e dura o aumento dos índices de obesidade no mundo inteiro; adultos e crianças sofrem da mesma forma as consequências desta doença, a qual, por não ser devidamente tratada e controlada pode acarretar severos transtornos para a qualidade de vida.

No caso específico da obesidade infantil, o tratamento não é uma tarefa fácil, pelo contrário, uma vez que envolve tanto a criança e o seu ambiente como os pais, ou seja, uma mudança dramática nos hábitos de vida, no que se diz respeito ao físico e à alimentação. O problema aumenta com o crescimento da criança e aí seus costumes se tornam mais difíceis de serem mudados.

O método mais usado para combater a obesidade infantil se baseia na combinação de uma dieta limitada com o acompanhamento de atividade física, mas, o mais importante, que é um constante reforço no anímico a partir do apoio incondicional, por exemplo, compartilhando as mesmas comidas e enviando mensagens positivas nos momentos mais angustiantes e que representam maior ansiedade durante o processo.

A atividade física deve ser aplicada em paralelo à dieta e o ideal é encontrar uma atividade que seja atrativa para a criança em questão e ser iniciada pouco a pouco para evitar grandes esforços que causem rejeições. Ao mesmo tempo, recomenda-se a redução de atividades sedentárias, como é o caso do contato com o computador e a televisão por muitas horas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Obesidade infantil. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/obesidade-infantil >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Obesidade infantil