Conceito de Nutrientes

NutrientesNo seu sentido mais amplo, um nutriente se refere a tudo aquilo que nutre ou alimenta, ou seja, que aumenta a substância seja do corpo animal ou vegetal. No entanto, seu sentido mais específico nos diz que os nutrientes são aqueles produtos químicos que provêm do exterior de uma célula e são os que necessitam para poder realizar suas funções vitais.

Os nutrientes são absorvidos pela célula e transformados através de um processo metabólico de biossíntese, conhecido como anabolismo, ou de outra forma, através de degradação, para assim obter outras moléculas.

De todas as diversas substâncias que estão compostas os alimentos, os nutrientes são aqueles que mais ativamente participam das reações metabólicas. O oxigênio, a água e os minerais são os nutrientes básicos que consomem e necessitam as plantas para viver, no entanto, os seres humanos e os animais se alimentam através de vegetais e de outros animais.

Entre as substâncias que integram os nutrientes consumidos por todos os seres vivos e que não contam com uma capacidade fotossintética (o mesmo que dizer que não são plantas) estão: as vitaminas, os lipídios, as proteínas e os glicídios.

Dependendo da função que exercem nas funções metabólicas, os nutrientes podem ser classificados em dois grandes grupos, os nutrientes essenciais (são de vital importância para o organismo, mas que não podem ser sintetizados a não ser pelo meio ambiente que vivem) e os nutrientes não essenciais (não são vitais e em algumas situações podem ser sintetizados através de moléculas precursoras).

No entanto, podemos ter outro tipo de classificação realizado de acordo com a quantidade necessária que exigem as células, e assim encontramos as macronutrientes (necessárias em grandes quantidades por dia, como é o caso das proteínas e que constituem as mesmas à base de qualquer dieta) ou as micronutrientes (aquelas necessárias, mas em pequenas quantidades e que costumam atuar como reguladoras dos processos energéticos).

E também a função que desempenham se referem aos energéticos (servem para obter energia e para o organismo realizar suas funções necessárias, gorduras, glicídios e proteínas), plásticos (formam a estrutura do organismo e facilita seu crescimento, tais como glicídios, lipídios, minerais, proteínas) e reguladores (controlam as reações químicas do metabolismo, tais como o sódio ou o potássio).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Nutrientes