Conceito de Nutricionista

NutricionistaO nutricionista é o profissional médico que trata do bem-estar das pessoas, ou seja, estuda e cuida da alimentação humana e sua relação com os processos químicos, biológicos e metabólicos que se desenvolvem no organismo do ser humano e dos quais deriva a composição corporal e a saúde de cada um.

Em outras palavras, a nutrição (processo que os organismos assimilam os alimentos para manter em perfeitas condições o crescimento, funcionamento e manutenção das funções vitais) é a principal ocupação do nutricionista.

Nos últimos anos, especialmente, a questão da boa saúde está relacionada à boa alimentação e tem se tornado uma preocupação para a maioria das pessoas do planeta, por isso, a importância do nutricionista. Ostentar um corpo saudável, sem negligenciar os benefícios que ele vai ter sobre a saúde faz com que uma dieta equilibrada seja o principal objetivo e a missão de um nutricionista em ajudar seus pacientes.

Uma crença recorrente que circula através dos tempos é que as doenças como câncer, diabetes e até mesmo os problemas cardíacos podem ser a causa direta de uma má alimentação ou de uma dieta desequilibrada em alguns aspectos. No entanto, em contrapartida, ter uma dieta balanceada e acompanhada de exercícios físicos, faz com que a expectativa de vida cresça como também o bem-estar da pessoa que as seguem e praticam.

As propostas dos nutricionistas geralmente focalizam em três aspectos: equilíbrio, variedade e moderação da alimentação. O conhecimento específico sobre os grupos alimentares e as combinações ideias dos nutrientes, uma vez estudada a composição corporal do paciente, permite que o nutricionista monte uma dieta equilibrada para seu paciente e o ajude nos aspectos físicos e psicológicos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Nutricionista