Conceito de Números Naturais

Numeros-NaturaisUm número é um signo ou um conjunto de signos que permite expressar uma determinada quantidade em relação a sua unidade, no entanto, existem diversos grupos de números, tais como: números inteiros, números reais, números naturais, entre outros.

Os números naturais são os elementos que permitem ser contados em um conjunto, trata-se do primeiro conjunto de números que os primeiros seres humanos utilizaram para contar objetos. Os números 1, 2, 3, 4, 7 e 9 são claros exemplos de números naturais.

Os números naturais são empregados com duas finalidades, por um lado, para especificar o tamanho de um conjunto finito, já por outro lado, para descrever a posição que ocupa um elemento dentro de uma sequência ordenada.

Suas principais características são: não têm decimais, não são fracionários, estão sempre à direita do zero e são infinitos porque incluem todos os elementos de uma sucessão, ou seja, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...

Vale destacar que os números naturais constituem o que se denomina como conjunto fechado, assim que envolvem as operações de soma e multiplicação, pois ao operar com qualquer elemento, o resultado será sempre um número natural, por exemplo, 3 + 1 = 4 e 6 x 5 = 30. Em compensação, isso não acontece com a subtração e com a divisão, por exemplo, 6 – 8 = -2 e 2 / 3 = 0,666.

Em relação ao lugar do zero, há controvérsias, por exemplo, a teoria dos conjuntos o inclui e reconhece como um número natural a mais, já na teoria dos números o exclui deste grupo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Números Naturais