Conceito de Números Decimais

Numeros-DecimaisOs números decimais são aqueles que possuem uma parte decimal e, portanto, são opostos aos números inteiros que são uma generalização dos números naturais, que inclui desde os números inteiros negativos até o zero. Os números inteiros não têm uma parte decimal.

Por um lado, dentro dos números decimais estão os números racionais, que podem ser expressos através de uma fração de dois números inteiros, e por outro lado, estão os números irracionais, que não são representados por uma fração de dois números inteiros.

Mas, além disso, dentro dos números racionais existe outra divisão, entre os números decimais exatos (que tem um número finito de casas decimais) e os números decimais periódicos (que tem uma parte periódica que pode ser repetida indefinidamente 10,3333). Os números decimais periódicos também apresentam uma diferença, podem ser puros, quando a parte decimal é formada por um período que se repete de maneira indefinida; ou mistos, quando na parte decimal há um mix entre a parte não periódica e a periódica.

Atualmente, existem duas maneiras básicas de anotar os números decimais e que tem a ver justamente com o signo empregado como separador decimal.

O ponto decimal (3.14) é a maneira mais utilizada nas calculadoras eletrônicas e nos computadores, e pouco usada nas anotações à mão; a vírgula decimal (3,14) é a forma mais usada nas publicações e anotações realizadas à mão. Já a apóstrofe decimal (3'14) é utilizada em anotações à mão especialmente em países de língua espanhola.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Números Decimais. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/numeros-decimais >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Números Decimais