Conceito de Número E

Numero-EOs aditivos alimentares são substâncias que acrescentam, de maneira intencional, diferentes objetivos a alguns alimentos e bebidas, entre eles: melhorar suas características (textura, odor, cor e sabor), melhorar seu processo de produção e poder conservá-lo por mais tempo. Fundamentalmente, há duas razões pelas quais os produtores de alimentos e bebidas colocam aditivos em seus produtos. Uma delas é pelo lado econômico, porque há aditivos que ajudam a melhorar a conservação e assim faz com que os alimentos durem mais e possam ser bem mais aproveitados. Sendo assim, o conceito número E seria uma maneira de poder catalogá-los.

Por outro lado, há uma razão social para que os produtos alimentares sejam mais atrativos ao serem cheirados. Então, sabendo disso, é que são colocados certos aditivos nos alimentos e bebidas para assim alcançar bons resultados.

No entanto, são muitos os tipos de aditivos que podemos encontrar e que respondem às demandas anteriores. Os antioxidantes, por exemplo, evitam as alterações químicas e biológicas; os estabilizantes, espessantes, gelificantes, antiaglomerantes, entre outros, contribuem com o aspecto físico; e os colorantes, aromatizantes, edulcorantes e potencializadores de sabor modificam as características relacionadas ao sabor, cor e textura.

Enquanto isso, vale destacar, que existe uma norma imposta aos aditivos, especialmente no mercado europeu. Estes aditivos devem estar corretamente diferenciados nas etiquetas dos alimentos e bebidas, e para isso são utilizados códigos, os chamados números E.

Do número 100 ao 199, trata-se dos colorantes; do 200 ao 199 dos conservantes; do 300 ao 399 dos antioxidantes e reguladores de acidez; do 400 ao 499 dos estabilizantes, emulsificantes e espessantes; do 500 ao 599 dos reguladores de ph e acidez; do 600 ao 699 dos intensificadores de sabor.

Além das obrigações impostas pelo governo aos fabricantes de alimentos com aditivos, todos os produtos devem estar bem embalados e as etiquetas bem expostas para que sejam reconhecidos de forma eficiente pelos consumidores.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Número E