Conceito de Núcleo

NucleoA palavra núcleo se refere a diversos tipos de estruturas que são consideradas o centro ou o elemento mais importante de uma estrutura maior na qual estão inseridas. Normalmente, o termo núcleo é usado para descrever o núcleo celular, mas também é comumente utilizado quando se fala de núcleo do planeta (a porção central do planeta Terra), o núcleo de uma história, entre outras muitas possibilidades.

A palavra núcleo provém do latim e significa a parte central ou o coração de um elemento. Independentemente do tipo de núcleo que se refere, o núcleo é sempre um estrutura de grande importância, pois nela se localiza geralmente a informação ou os elementos mais importantes da estrutura maior.

Quando se fala em núcleo celular, referimos a todo material genético que compõe as células e que dá forma específica ao organismo em questão. Este núcleo está protegido por uma membrana e é acompanhado por uma massa citoplasmática que tem como principal objetivo sua proteção e o desenvolvimento de outro tipo de funções respectivamente. O termo núcleo é utilizado também na física para descrever a parte central do átomo em que se encontra a parte mais importante da massa atômica, cuja carga é positiva.

Por outro lado, na Literatura, o núcleo de uma história narrativa é a parte central e mais importante da história, o momento em que se encerra a introdução dos personagens e começa a desenvolver os conflitos ou situações centrais da história. Na linguística e na gramática, o núcleo de uma oração é a parte central e mais importante, provavelmente o espaço em que essa oração cobra o significado específico que possui.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Núcleo