Conceito de Nota de Pedido

Nota-de-PedidoA nota de pedido é um documento utilizado exclusivamente no contexto mercantil para confirmar a entrega de um pedido. Para que tenha efeito e validade deve ser assinado pelo receptor do produto que certifica se a mercadoria foi recebida corretamente e se está de acordo com as condições acordadas.

Entretanto, dentro do conhecido como compra e venda, e que pode responder a qualquer natureza como livros, móveis, etc., a nota de pedido serve como uma prova documental de que a entrega de mercadorias foi feita corretamente.

Então, conclui-se que a nota de pedido apresenta dois objetivos diferentes, para o comprador serve para comparar com o pedido realizado a fim de constatar se a mercadoria foi solicitada e para controlar posteriormente se a mesma corresponde ao que foi cobrado.

E para o vendedor, ao receber a nota de pedido assinada devidamente pelo comprador, deixa claro que a mercadoria foi entregue e assim pode ser faturada, desde que a mesma seja aceita de forma adequada.

A nota de pedido deve ser emitida no mínimo em duas vias e deve conter a lista de mercadorias ou de itens fornecidos. Na maioria das vezes, o pedido é tirado em três vias, o original fica com o comprador, a cópia com o vendedor e a terceira via fica com quem transportou as mercadorias e serve como registro de que a operação foi realizada ou em caso de alguma reclamação por ambas as partes, comprador ou vendedor.

As notas de pedido não estão incluídas nos livros de contabilidade, uma vez que são emitidas geralmente sem valores, por isso sem valor fiscal. Esta é a principal diferença das informações referente às faturas e que nos permite diferenciar umas das outras. É um tipo de documento interno das empresas que cumpre a função de verificação.

Embora a denominação nota de pedido seja muito utilizada na maioria dos países de língua espanhola, como o México, Colômbia, Paraguai, Bolívia, a mesma é também conhecida com outras denominações na América Latina, por exemplo, na Argentina é chamada guia de remessa, no Chile guia para liberação, na Costa Rica e na Guatemala nota de entrega, no Peru e Equador envio de pedido e na República Dominicana nota de origem

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Nota de Pedido. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/nota-de-pedido >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Nota de Pedido