Conceito de Nota de entrega

Existem vários documentos de caráter legal do ponto de vista mercantil e um deles é a nota de entrega. Esta fatura é uma justificativa de entrega que comprova que o pedido foi recebido pelo cliente.

Através da nota de entrega, as empresas podem fazer o acompanhamento adequado de sua própria contabilidade ao ter um comprovante com os dados necessários.

Uma fatura

A nota de entrega é um documento que para ter validade jurídica deve contar com alguns dados de identificação necessários. Estes são os dados que devem constar em uma nota de entrega: data de emissão do documento, nome do emissor, valor, nome do destinatário, entre os mais importantes.

Por ser comum a entrega dessas notas pelas empresas é necessário haver uma ordem específica, por esse motivo, cada nota de entrega deve ter seu número correspondente. E também cada documento deve justificar o preço e o produto entregue ao destinatário.

O cliente assina o documento assim que recebe o pedido. A nota de entrega também tem outros dados como lugar de entrega e meio de envio do pedido.

Para manter a organização legal

A assinatura de uma nota de entrega é feita na hora da entrega do produto e serve para dar crédito à prestação de serviço entre as partes. Estes documentos permitem o acompanhamento das atividades comerciais da empresa e são classificados devidamente pelo seu gestor com o objetivo de contextualizar os dados de modo temporário.

Fazer um acompanhamento da contabilidade

Este documento de caráter prático determina a saída dos produtos da empresa. Desta maneira, no caso de algum cliente reclamar que não recebeu o produto é possível apresentar a nota de entrega como prova de recebimento. Ao ter este caráter de garantia é muito importante que este documento seja o mais preciso possível e contenha todos os dados.

Quando o cliente assina a nota de entrega na hora do recebimento da mercadoria, ele comprova a existência desse pedido e o cumprimento do objetivo da empresa com o cliente. Na verdade, ao assinar a nota de entrega fica contextualizado de modo temporário o recebimento do pedido pelo cliente.

Foto: iStock, Ljupco

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Nota de entrega