Conceito de Normas DIN

Normas DINAs normas DIN são os padrões técnicos para a garantia da qualidade de produtos industriais e científicos na Alemanha. As normas DIN representam regulamentos que operam sobre o comércio, a indústria, a ciência e instituições públicas relacionadas ao desenvolvimento de produtos alemães. DIN é um acrônimo de "Deutsches Institut für Normung" ou “Instituto Alemán de Normalización”, que é a instituição com sede em Berlim e estabelecida em 1971, encarregada da normalização alemã. O DIN realiza as mesmas funções que órgãos internacionais como o ISO.

As normas DIN buscam corresponder-se com o chamado "estado da ciência", garantindo qualidade e segurança na produção e consumo. Às vezes, o regulamento das normas DIN tem influência sobre as regulamentações de outros órgãos de normalização internacionais.

As DIN podem ser classificadas como "fundamentais de tipo geral" (normas de formatos, tipos de linha, rotulação e outras), "fundamentais de tipo técnico" (normas de características de elementos e equipamentos mecânicos), "de materiais" (normas de qualidade de materiais, designação, propriedades, composição, etc.), "de dimensões de peças e mecanismos" (normas de formas, dimensões, tolerâncias). E também podem ser classificadas conforme sua área de aplicação, como "internacionais", "regionais", "nacionais" ou "de empresa".

Estas normas são classificadas com diversos números e regulam todos os aspectos da vida econômica e produtiva na Alemanha. Por exemplo, a norma DIN 476 define os formatos e tamanhos de papéis que devem ser adotados oficialmente. O uso das normas DIN pode ser vista, por exemplo, na fabricação de ferramentas. Um caso é o desenvolvimento de peças como uma chave, onde as DIN regulam as voltagens, tolerâncias e especificações sobre o produto final. O cumprimento das normas DIN em um produto é garantia de confiança, segurança e qualidade para o comprador e usuário do mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Normas DIN