Conceito de Norma

A palavra norma está definida no dicionário com vários sentidos: em geral é um estado habitual, conforme a regra estabelecida. também pode ser um critério ou um principio ao qual se refere todo o juizo de valor moral ou estético. Mas existem definições diferentes como por exemplo: de uma forma técnica norma é uma regra que fixa o tipo de um objeto fabricado, ou seja, as condições técnicas de produção deste produto, o que eles chamam de norma de produtividade. Os fabricantes junto aos usuários e aos departamentos correspondentes trabalham juntos para criar as normas que sirvem para atender as demandas da sociedade e das inovações teconológicas. Ainda existe a definição referente ao campo da linguistica que define norma como um conjunto de preceitos e regras que determinam o que deve ou não ser usado numa língua.

Ë o que chamam de norma padrão ou norma culta. No campo da matemática uma norma pode se referir a vetores. Mas sigamos apenas uma definição mais generalizada da palavra norma. Norma é uma forma de se fazer algo acordado entre um grupo determinado. normalmente se apresenta num documento que contem as especificações desta norma. Segundo os estudiosos da vida em sociedade as normas tornam a vida mais simples e melhoram a efetividade dos serviços e dos produtos.

As normas procuram resumir as melhores práticas. São formadas através de experiências e conhecimentos formando um conjunto que pretende oferecer o melhor para a comunidade. Ou seja, qualquer norma vem de um trabalho coletivo. As normas podem ser imposta pela sociedade e seus sistemas mas também podem ser de caráter pessoal. O propio sujeito pode impôr normas a sua vida de forma autônoma o que lhe ajuda a organizar seus principios éticos e morais. Normalmente as pessoas que não seguem as normas impostas pela sociedade são consideradas infratoras ou pelo menos são mal-vistos no grupo que frequentam. Por exemplo, a sociedade estabeleceu como norma comer usando talheres. Alguém que não o faça, chamará bastante a atenção e se o faz em lugar publico provavelmente será repreendido.

Em resumo, norma é um termo que representa uma regra que deve ser respeitada e que permite ajustar determinadas condutas quando imposta pela sociedade; e é uma orientação para a vida do ser humano quando é imposta pelo próprio sujeito.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Norma. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/norma >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Norma