Conceito de Nomofobia

NomofobiaAs novas tecnologias trazem qualidade de vida para as pessoas, uma vez que, hoje em dia, existem certos avanços que eram inimagináveis em séculos passados. Por exemplo, as pessoas podem trabalhar no conforto de suas casas através da modalidade de teletrabalho. Além disso, é possível manter contato com os amigos e conhecidos apesar da distância. E o celular é o aparelho que faz parte da rotina pessoal no dia a dia.

Entretanto, um instrumento de comunicação tão importante como o telefone também pode tornar-se foco de conflito quando um indivíduo tem o desejo constante de estar conectado às novidades do mercado da telecomunicação. O vício do uso de celular recebe o nome de nomofobia, um distúrbio que afeta especialmente aos mais jovens, estes que cresceram no mundo das novas tecnologias.

A nomofobia mostra um medo irracional de ficar incomunicável e o pânico de não ter um celular por perto. Em uma situação assim, as pessoas se sentem perdidas e ficam pensando nesses momentos de incomunicação (possíveis chamadas de amigos, mensagens, novidades das redes sociais, entre outras).

Além disso, vale ressaltar que o celular tem evoluído tanto que hoje em dia já não é o único meio de estar em contato com os amigos através de uma chamada. Ele pode conectar-se também através da internet, do instagram e de muitos outros serviços. Por exemplo, são muitas as pessoas que aderiram à moda do selfie com o celular. Desta maneira, o celular se torna aparentemente um elemento insubstituível na vida dessas pessoas que dependem do seu uso.

O vício do uso do celular pode ser mostrado pelo alto número de vezes em que uma pessoa consulta seu telefone ao longo do dia. Além disso, o sinal de alarme também surge a partir do momento em que a pessoa tem pensamentos dramáticos, por exemplo, quando sai para trabalhar e esquece o celular em casa. Quando isso acontece, ela experimenta sintomas incômodos como nervosismo, ideias negativas, dor de cabeça, ansiedade, etc.

Vale reforçar que deixar o celular desligado durante várias hora do dia é um hábito saudável. Também é importante mantê-lo desligado durante algum evento importante para evitar interrupções.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Nomofobia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/nomofobia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Nomofobia