Conceito de Nominalismo

NominalismoA história da filosofia é apaixonante e enriquecedora em termos emocionais de maneira que pode fazer uma pessoa refletir sobre si mesma e sobre tudo que está ao seu redor. Neste artigo vamos focar a atenção na doutrina filosófica do Nominalismo, a mesma explica que a realidade está composta de elementos particulares, ou seja, de objetos concretos e palpáveis. Este conceito pode ser entendido melhor como uma oposição à existência dos ideais universais e dos conceitos abstratos.

Melhor dizendo, do ponto de vista do nominalismo a realidade é estimável. Os universos representam a classificação da realidade em diversos tipos de objetos. Dentro desses tipos ocorre o paradoxo da existência de diferenças, mas também de semelhanças. Já do ponto de vista da filosofia realista, os elementos de mesmo tipo possuem características semelhantes aos do universo. Os pensadores nominalistas se questionavam precisamente onde se encontram esses universais, ou seja, onde estão situados esses conceitos gerais que englobam a realidade do concreto.

Por exemplo, o filósofo grego Platão explicou que existe um mundo sensível e outro universo imaterial que contém as ideias, estas que são o modelo perfeito da cópia de cada objeto material existente no mundo. Assim, com esse ponto de vista nominalista surge a pergunta: Onde está situado esse universo imaterial que contém as ideias?

O nominalismo adquiriu um protagonismo ainda maior durante a Idade Média graças à influência de Ockham. Uma das teses fundamentais de sua filosofia é que apenas existem os indivíduos. Isso aborda uma nova realidade na ontologia e no estudo da análise da realidade. Deste ponto de vista, os conceitos gerais não são entidades universais com validade por si só, são também conceitos genéricos. Assim, a mente do ser humano que classifica e conhece a realidade é o lugar onde se encontram esses conceitos gerais, entretanto, essas ideias não se encontram na própria realidade.

A realidade é conhecida através da informação percebida pelo conhecimento intuitivo. Por outro lado, o ser humano pode fazer um raciocínio geral através do concreto.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Nominalismo