Conceito de Nocivo

NocivoO termo nocivo é utilizado para designar a tudo que é considerado como perigoso ou prejudicial para um sujeito. A noção de nocivo de um elemento se aplica ao seu efeito sobre pessoas como também sobre animais ou plantas, ou seja, sobre qualquer organismo vivo que pode ser prejudicado o danificado de maneira profunda. Em geral, quando se fala de um elemento nocivo indica que sua periculosidade é bastante importante.

A característica de nocivo é aplicada sobre qualquer tipo de produto ou elemento que, de maneira comprovada, resulte perigoso para a saúde ou bem-estar físico de uma pessoa, animal ou planta. Um elemento se torna nocivo quando entra em contato com ele, podendo esta situação acontecer tanto através do contato com a pele como através da inalação ou do seu próprio consumo por erro ou acidente. Normalmente, os produtos nocivos para a saúde são denominados como componentes químicos, altamente perigosos e mortais pela maior parte dos seres vivos.

Embora muitos dos produtos e componentes químicos nocivos à saúde sejam elementos com os quais não se tem contato no dia a dia e que são utilizados em situações especificas, há muitos outros produtos que estão permanentemente em contato como os seres vivos. Isto tem a ver com o fato de que podem ser utilizados com uma função específica, por exemplo, os elementos de limpeza que, embora não causem danos profundos ao ser utilizados, seu consumo é altamente nocivo e mortífero.

Ao mesmo tempo, outros produtos especialmente programados para ser consumidos também podem ser nocivos caso sejam recebidos de forma constante e permanente. Um dos exemplos mais claros desta situação é o cigarro, que ao ser consumido em doses elevadas e de maneira constante, causa sérios problemas à saúde.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Nocivo