Conceito de Nível de vida

Nivel-de-vida

O nível de vida é conhecido como o grau de bem-estar material conseguido por um determinado indivíduo, por sua família, pelo mundo que o rodeia ou por uma coletividade.

Como mencionado, a principal referência tomada para determinar o nível de vida é o nível de conforto material dos envolvidos, de estudo, ou até mesmo daquilo que aspiram ter.

Além disso, o nível de vida é composto pelos bens e serviços adquiridos individualmente, por aqueles consumidos de maneira coletiva, como também pelos fornecidos pelo governo e pelo serviço público.

Existem diferentes indicadores quantitativos empregados para medir e determinar um nível de vida, entre os quais se destacam os seguintes: a expectativa de vida, o acesso a uma alimentação adequada, ampla confiança no abastecimento de água recebido no lar que se mora e a possibilidade de atendimento médico para garantir uma concreta e satisfatória resolução dos problemas.

Claro que este nível de vida depende exclusivamente da receita econômica que conta um indivíduo, mas também por causa do acesso às oportunidades disponibilizadas pelo país que habita.

Então, nas classes média e alta, os indicadores, na maioria das vezes, são sempre cumpridos, já na classe baixa, os indicadores nem sempre se cumprem, incluindo aqueles que ganham um salário mínimo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Nível de vida. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/nivel-de-vida >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Nível de vida