Conceito de Nexo

NexoA palavra nexo significa a união ou combinação entre duas partes que normalmente estariam separadas. O nexo pode ser algo metafórico ou abstrato como uma amizade que une duas pessoas em suas relações sociais, assim como algo material e explícito, como uma coleira ou corda, por exemplo, quando se passeia com um animal é utilizada uma coleira para não perdê-lo. Entretanto o termo nexo é mais utilizado a nível gramatical do que para fazer referência a palavras ou conceitos que servem para unir ideias e assim coordenar várias palavras em uma oração. Usualmente os textos gramaticais são palavras curtas embora existam frases compostas por mais de uma palavra.

Na gramática é sempre importante que as ideias se expressem de maneira escrita ou oral corretamente de modo que se possa entender fácil seu significado. Assim surgem inúmeras palavras ou combinações (frases) que servem como nexo das ideias ou conceitos e que são muito importantes para apresentar o significado apropriado à ideia. Sem o nexo, o sentido da ideia ou da oração pode ser alterado completamente ou inclusive desaparecer, tornando as expressões carentes de sentido.

Alguns dos nexos mais usados, sem contar com sua função, são os vocábulos "e" e "ou", por exemplo, quando se diz" o gato e o cachorro", "João ou Paulo", etc.

O nexo recebe um nome de acordo com a função que exerce: pode ser copulativo quando estabelece a soma de elementos, por exemplo, "o gato e o cachorro". Pode ser disjuntivo, quando envolve dois elementos diferenciados entre si, por exemplo, "o refrigerante ou o vinho". Explicativo, quando procura reexplicar uma ideia, por exemplo, "ou seja", "quer dizer", "isto é". E também adversativo, quando procura mudar o sentido da ideia com "mas", "porém".

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Nexo