Conceito de Nevado

NevadoO termo nevado é todo lugar ou objeto que aparece coberto por neve. No entanto, é denominado neve o fenômeno meteorológico que é caracterizado pela precipitação de pequenos cristais de gelo sobre a terra. Esses cristais uma vez caídos do céu assumem diferentes formas geométricas, sendo os mesmos irregulares e agrupados em flocos. No tato, a neve tem a sensação áspera, pois seu material é de tipo granular.

A formação da neve ocorre com maior frequência quando o vapor de água atinge uma elevada deposição na atmosfera a uma temperatura abaixo de 0 °, caindo assim desta situação climática a terra com a aparência mencionada.

Entretanto, nem em todas as regiões do mundo é comum este fenômeno meteorológico, sendo que a mesma depende do tempo em questão e da localização geográfica da região, tais como a latitude e altitude.

Nas latitudes mais próximas à linha do Equador existem menores possibilidades de nevasca, por outro lado, algumas montanhas que estão sobre a linha do Equador apresentam uma cobertura de neve permanente em suas partes mais altas, por exemplo, o Monte Kilimanjaro e a Cordilheira dos Andes na América do Sul.
Incrivelmente, em muitas regiões do Ártico e do Antártico não há praticamente chuvas fortes, e mesmo apesar do frio intenso que caracteriza essas áreas não é produzido neve. Outro caso curioso costuma acontecer na Cidade de Nova Iorque, que, embora esteja no mesmo nível que as cidades europeias de Roma e Madrid, a neve é muito mais intensa que as últimas duas cidades.

E, assim como acontece com as fortes chuvas, furacões e terremotos, as nevascas muitas vezes causam complicações graves na vida dos habitantes da cidade que neva e nestas mesmas cidades ocorrem interrupções das comunicações e dos serviços das regiões afetadas até a deterioração de algumas infraestruturas.
Mas há também o outro lado da moeda, a neve dá lugar à diversão e ao entretenimento, pois é a protagonista de muitos esportes de inverno tais como: esqui, snowboard, jogos em trenós, montar bonecos de neve, jogar bolas de neve, entre outros.

Entre os tipos de neve mais comum se destacam: flocos de neve, grão de neve, grãos de gelo, água congelada, graupel, água neve e sincelo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Nevado. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/nevado >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Nevado