Conceito de Neurologia

NeurologiaA neurologia é conhecida como a especialidade médica que trata do estudo, do diagnóstico, do tratamento e da reabilitação dos transtornos que afetam o sistema nervoso central.

Entre os diversos tipos de doenças que a neurologia trata, as doenças cérebro vasculares são um dos transtornos mais importantes que a neurologia se ocupa de tratar ou ao menos atenuar.

Uma doença cérebro vascular é um conjunto de transtornos que afetam uma área específica do cérebro de maneira transitória ou permanente por uma isquemia, hemorragia ou por qualquer outro processo patológico que afete especialmente o fluxo sanguíneo.

Embora não seja tão comum escutar falar delas, já que há outras doenças mais importantes, as doenças cérebro vasculares são a terceira causa de morte em culturas ocidentais, sucedendo as cardiopatias e o câncer, e é a primeira causa no que se diz respeito a algum tipo de invalidez nas pessoas que ultrapassam os 65 anos de idade, sendo a isquemia a mais recorrente delas.

Entre os principais fatores que contribuem para seu desenvolvimento estão alguns preventivos como é o caso da hipertensão arterial, da diabete, obesidade, sedentarismo, colesterol alto, excessivo consumo de álcool, drogas e a ingestão de contraceptivos orais, e em seguida com aqueles fatores que não mudam como é o caso do sexo, da idade, da raça e da herança genética.

Os neurônios encontrados no córtex cerebral, no cerebelo, no hipocampo ou no corpo estriado, costumam ser os mais afetados pela isquemia.

No entanto, pode ser que o acidente isquêmico seja transitório, ou seja, que após algumas horas, o restabelecimento das condições neuronais seja pleno e sem sequelas, ou então, que se manifeste como constante e sem evolução.

Entre os sintomas mais conhecidos da isquemia estão: a perda de sentido e da orientação, a diminuição da capacidade circulatória, em alguns casos, a perda das capacidades da fala e do raciocínio, assim como a incapacidade dos membros inferiores ou superiores, entre outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Neurologia