Conceito de Neurociência

NeurocienciaO termo neurociência é aquele aplicado à ciência que se dedica ao estudo, observação e análise do sistema nervoso central do ser humano; também podemos falar de neurociência para animais. Enquanto o conceito de neurobiologia às vezes costuma ser utilizado como equivalente, a verdade é que a neurociência é a ciência ou o sistema estruturado da investigação e análise sistematizado do sistema nervoso. Neurociência deriva da palavra grega neurosque que significa nervos. Dela também deriva o termo neurologia, neuropsicologia, neurose ou neuroneo, entre outros.

A principal função da neurociência é estudar e analisar o sistema nervoso central dos seres humanos e animais, suas funções, seu formato particular, sua fisiologia, suas lesões ou patologias, etc. Desta maneira, através de seu estudo se consegue conhecer muito melhor seu funcionamento para eventualmente agir sobre ele.

Devido ao complexo e rico órgão cerebral, que não tem nada a ver com questões anatômicas, mas com o desenvolvimento de habilidades como a aprendizagem, a linguagem, etc., a neurociência é um campo científico muito amplo e variado classificado em subciências ou campos científicos especificamente dedicados a cada uma destas funções ou particularidades do cérebro.

A neurociência é um fenômeno que o ser humano conheceu e levou adiante desde os tempos antigos, embora obviamente muito mais precários. A neurociência conseguiu muitos avanços na época moderna e isto permite que o tratamento de doenças que antes eram insuperáveis possa ter efeitos verdadeiros sobre a qualidade de vida dos pacientes que sofrem, por exemplo, no caso da esclerose múltipla, do Alzheimer, do Mal de Parkinson e muitas outras que tem a ver com o sistema nervoso central dos humanos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Neurociência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/neurociencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Neurociência