Conceito de Neurastenia

NeurasteniaA mente humana é muito complexa e a saúde é um dos pilares fundamentais do bem-estar. O bem-estar emocional marca o pleno desenvolvimento pessoal de um ser humano. Por isso, diante de qualquer transtorno emocional é importante determinar o diagnóstico adequado. Existe um distúrbio que vamos dar atenção especial nesse artigo: a neurastenia.

É um distúrbio definido por uma sensação de cansaço agudo após a realização de um esforço físico ou mental (embora esse esforço seja intenso o mesmo é cotidiano), momento em que a pessoa se sente esgotada e sem forças. Desta forma, a pessoa tem dificuldades para seguir com o ritmo cotidiano ao ter menos energia para realizar todas as tarefas do dia a dia. A pessoa se resguarda sobre si mesma diante do desejo de descansar e recarregar as energias.

Trata-se de um sentimento de esgotamento que surge por não ter realizado grandes esforços, mas por ter grandes desafios que debilitam a pessoa de forma extrema até o ponto de sentir muitas dores musculares. Um dos sintomas desse distúrbio é ter a sensação de grande instabilidade emocional, ou seja, esta instabilidade deriva da insegurança. A pessoa também pode ter problemas para relaxar e estar cem por cento tranquila.

Outro possível sintoma é o caráter ansioso que produz a angústia. Do ponto de vista físico, o paciente pode experimentar vários sintomas: em primeiro lugar, dores musculares que limitam a qualidade de vida do ponto de vista físico; a pessoa também poder ter enjoos, problemas de insônia, irregularidade dos horários habituais, além de irritabilidade e sensação de incômodo.

Diante de qualquer mal-estar físico ou emocional, ou até mesmo diante de qualquer contexto, é importante observar os primeiros sinais dos sintomas que se mostram na fase inicial de uma doença porque quanto antes iniciar o tratamento maior será a qualidade de vida do paciente.

Vale ressaltar que a sensação de cansaço físico e apatia não derivam da neurastenia, uma vez que também é possível um paciente sentir-se com pouca energia em consequência do padecimento de uma depressão ou de outra doença.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Neurastenia