Conceito » Neonatologia

Conceito de Neonatologia




NeonatologiaA neonatologia é um dos ramos da medicina mais importantes e significativos, pois se dedica ao cuidado e à proteção das crianças recém-nascidas. Considera-se que o tempo, desde o nascimento até os primeiros meses é extremamente importante para o desenvolvimento adequado de uma criança, pelo qual deve se aplicado de maneira imediata e segura todos os tratamentos e cuidados necessários para que ela possa levar adiante uma vida plena. A neonatologia está relacionada com a pediatria, pois é exercida por médicos pediatras especializados em problemas e questões típicas de crianças recém-nascidas.

A neonatologia costuma ser desenvolvida dentro de hospitais e não em ambulatórios, pois requer atendimento desde o momento em que o bebê nasce em um hospital ou clínica privada. Quando a criança recebe alta passa a receber atendimento da pediatria, que é o ramo da medicina que pode ser exercido em espaços ambulatórios. Isto que dizer que a neonatologia se ocupa das primeiras horas de vida do bebê, aquelas que são consideradas cruciais para determinar e observar possíveis complicações futuras.

A neonatologia é uma área que não tem nada a ver com doenças ou condições de complicação de saúde. (como existem em outras áreas, como a traumatologia). Isto acontece devido a todos os recém-nascidos serem atendidos para cuidar e supervisionar seus sinais vitais nas primeiras horas: determinar se o ritmo cardíaco está correto, a respiração, o funcionamento geral dos órgãos, etc. Estas são algumas das tarefas realizadas pelos especialistas e que contam com uma aparelhagem bem complexa, pois tratam de órgãos muito pequenos e que devem ser supervisionados e controlados 24 horas por dia.

Muitas vezes a área da neonatologia lida com situações de complexidade, por exemplo, no caso de bebês prematuros (que devem ser colocados em incubadora) ou no caso de bebês que sofrem complicações mais severas e que devem permanecer em cuidado por um período de tempo mais extenso do que o normal.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)