Conceito de Neologismo

NeologismoA riqueza da linguagem nos permite falar sobre novas e diversas formas, criando o que se conhece como "neologismo" ou "palavra nova". O neologismo se constrói dentro de um idioma a partir de elementos que podem variar em sua origem, mas que sempre tem a ver com a adaptação das palavras ou termos tradicionais da época surgida. Um neologismo é uma nova maneira de expressar um conceito que antes já era expresso através de determinadas palavras. O ato de aceitar (oficialmente ou não) aqueles neologismos elaborados em cada momento histórico é o que soma riqueza, variedade e complexidade a uma linguagem.

Em geral, o surgimento de um neologismo acontece a partir de expressões coloquiais que estão fora do idioma e que são invenções espontâneas da linguagem e da comunicação oral. Para levar adiante o processo de criação de um neologismo, diversas ações aconteceram de maneira involuntária e não planejadas. Entre elas podemos citar a união de termos que antes existiam separados, a combinação, a derivação e acronímia (ou seja, a construção de termos a partir de iniciais de várias palavras diferentes).

Atualmente a criação de neologismos é muito mais comum e evidente que em outros tempos. Em grande parte, esta situação se deve a permanente interação entre culturas e idiomas de diversos tipos, ao importante lugar que os meios de comunicação têm na vida cotidiana, na simplificação da linguagem e na lenta, mas progressiva substituição da comunicação através de meios escritos para meios orais.

Entretanto, nem sempre o neologismo que é criado está destinado a permanecer na linguagem, passando muitos deles por períodos de instabilidade, estabilidade, aceitação e posterior esquecimento.

Alguns termos e usos cotidianos que alguma vez foram neologismos são: astronauta, extra G, googlear, raio-x, ítalo-argentino, hipertexto, antidrogas, ornar e muitos outros.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Neologismo