Conceito de Neolítico

NeoliticoO estudo da pré-história elaborou uma cronologia dos períodos que busca organizar os dados e descobrimentos de acordo com as características compartilhadas. Neste sentido, o Neolítico é considerado a última etapa da Idade da Pedra que começou aproximadamente no ano 9500 antes de Cristo e que se desenvolveu até 3500 quando as ferramentas construídas em pedra começaram a ser substituídas por metal.

Durante o período neolítico tomaria lugar uma das mudanças mais importantes e grandes da história da Humanidade: a invenção da agricultura. Com este fabuloso avanço, os homens pré-históricos passaram de ser nômades para ser sedentários e assim não necessitavam mais percorrer grandes extensões de território em busca de alimentos. A agricultura significou o avanço tecnológico mais relevante porque deixou independente o homem da natureza para transformá-lo em um ser capaz de sustentar-se a si mesmo.

Ao mesmo tempo, durante o período neolítico o ser humano conseguiu a domesticação de animais que seriam mantidos como gado e que também serviriam como alimento, animais de carga e fornecedores de abrigo, entre outras questões. Os animais domesticados variavam de acordo com a região do planeta, mas em sua maioria eram animais, tais como burros, ovelhas, cabras, lhamas e guanacos. Os mesmos permaneciam próximos à moradia do ser humano em espécies de ranchos. Também no período neolítico o homem alcançou certas habilidades como elaborar materiais cerâmicos e tecidos que lhe permitia conservar os alimentos, assim como abrigar-se do frio.

O nome neolítico provém do grego e significa "pedra nova", justo o contrário que significa paleolítico. Este nome se relaciona com os encontros datados para esta época que demonstravam que o ser humano pôde construir ferramentas muito mais complexas que simples rochas afiadas, além de inventar una numerosa variedade de instrumentos que serviriam para diferentes atividades.

Finalmente, em muitos espaços investigados para este período, os restos demonstram aos investigadores que o homem neolítico elaborava diferentes tipos de símbolos e elementos que tinham significados mágicos e religiosos.

O período Neolítico entraria em decadência com o poder do ser humano dominar o metal, um elemento muito mais difícil de trabalhar. Assim, começaria aproximadamente em 3500 antes de Cristo a Idade do Bronze.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Neolítico