Conceito de Neocolonialismo

NeocolonialismoO neocolonialismo é um termo aplicado ao fenômeno que aconteceu no final do século XIX através do qual grande parte das nações europeias saíram à conquista de novas terras que consideravam como ainda não civilizadas, especialmente a África e outras regiões do sul da Ásia. A palavra neocolonialismo significa "novo colonialismo", dando a entender então às novas formas de colonização. O termo pode ser utilizado em diferentes momentos da história posterior ao encontro entre América e Europa, época considerada como o primeiro colonialismo. Hoje em dia, fala-se de colonialismo cultural enquanto que em outras épocas o colonialismo foi político ou econômico.

O neocolonialismo ocorreu principalmente na segunda metade do século XIX. As potências europeias, sendo a Grã Bretanha na liderança, viviam nesse momento um período de esplendor econômico devido às consequências da Revolução Industrial. Ao mesmo tempo, seu poder econômico foi reforçado pela presença de governos conquistadores que buscavam novos mercados e espaços para colocar seus produtos. Assim, Grã Bretanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Holanda, Bélgica, entre outros, conquistaram grande parte da África, organizando-a de acordo com seus interesses e suas próprias guerras interestatais. Não foram respeitadas as autonomias das comunidades locais e em seu lugar destacaram-se os governos europeus que um século depois seriam eliminados ao conquistar a liberdade para grande parte do continente.

O neocolonialismo desta época também foi presente na Ásia, especialmente em regiões como a Índia, a Austrália e o Japão. Todas elas possuem hoje uma importante herança europeia apesar de manter seus traços culturais originais. Para conquistar estas zonas sem perder o mercado, os europeus permitiram em alguns casos a existência de governos locais, mas que interferiu em seus assuntos econômicos (do mesmo modo que fizeram na America Latina da época) criando empresas com capitais europeus, intervindo diretamente na produção das matérias-primas regionais e tomando decisões sobre as ações macroeconômicas de cada país.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Neocolonialismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/neocolonialismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Neocolonialismo