Conceito de Neoclássico

NeoclassicoO termo Neoclássico é utilizado para explicar tudo que é próprio ou está relacionado ao Neoclassicismo. “Trata-se de um edifício cem por cento neoclássico”.

O Neoclassicismo foi um movimento estético e artístico, um dos primeiros movimentos revolucionários que sacudiram toda Europa em meados do século XVIII e no próximo século.

Seu surgimento tinha um claro objetivo: opor-se à estética ornamental e carregada do movimento barroco, a qual sucedeu.

O neoclassicismo se nutriu especialmente das ideias racionais que promoviam o movimento ilusionista e terminaria de formar a burguesia como uma nova classe dirigente com capacidade econômica. Muitos burgueses adquiriram obras artísticas para conseguir status social que nesse momento era apenas propriedade exclusiva da nobreza e do clero.

Entre suas considerações fundamentais, o Neoclassicismo estabelece uma arte absolutamente pensada e racional, com regras e muita simplicidade, além de propor a imitação da arte grega, romana e renascentista. O Neoclassicismo estabelece coerência com as novas ideias, absolutamente contrárias à arte medieval e a tudo que estivesse em relação ao antigo regime.

Jacques Louis David é o pintor oficial de Napoleão Bonaparte e que representa o Neoclassicismo na pintura. Busca constantemente a perfeição com traços simples e pouco uso de cor.

Pelo lado da escultura, a premissa era encontrar a beleza ideal, da mesma forma que a arte grega fez com o uso do mármore branco.

Quanto à arquitetura, o civil ganhou o terreno do religioso, predominado a coluna, o frontão e a linha reta.

E por outro lado, o termo neoclássico é empregado para designar o indivíduo que é partidário do Neoclassicismo. “Contratou um arquiteto neoclássico”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Neoclássico