Conceito de Neoclassicismo

NeoclassicismoO termo neoclássico é utilizado para explicar tudo que é próprio ou relacionado ao Neoclassicismo. “Trata-se de uma construção cem por cento neoclássica”. O Neoclassicismo foi um movimento estético e artístico, dos primeiros movimentos revolucionários que agitaram toda a Europa a partir de meados do século XVIII até o século seguinte.

Seu surgimento teve uma clara missão: contrariar a estética ornamental e sobrecarregada do movimento Barroco que sucedeu.

O Neoclassicismo se alimentou especialmente das ideias racionais promovidas pelo movimento do Iluminismo e que formou a burguesia como a nova classe dirigente, aquela com grande poder econômico. Muitos burgueses adquiriram obras artísticas para conseguir status social, que para o momento era prioridade exclusiva da nobreza e do clero.

Entre suas considerações fundamentais, o Neoclassicismo expressa uma arte absolutamente pensada e racional, com regras muito simples e que propõe a imitação da arte grega, romana e renascentista. O Neoclassicismo estabelece coerência com as novas ideias, absolutamente contrárias à arte medieval e a tudo que está relacionado ao Antigo Regime.

Jacques Louis David, o pintor oficial de Napoleão Bonaparte, representa o Neoclassicismo em matéria de pintura; ele buscava constantemente a perfeição com traços simples e poucas cores.

Em relação à escultura, a premissa era encontrar a beleza ideal tal como havia feito a arte grega através do uso do mármore branco.

Quanto à arquitetura, a civil ganhou o terreno do campo religioso, predominando a coluna, o frontão e a linha reta.

Por outro lado, o termo neoclássico é usado para designar o indivíduo que é adepto ao Neoclassicismo. “Foi contratado um arquiteto neoclássico para a obra”.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Neoclassicismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/neoclassicismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Neoclassicismo