Conceito de Nêmesis

NemesisA palavra nêmesis é o termo utilizado para significar o oposto e fazer frente a alguém, além de opor-se de maneira completa. A nêmesis é uma figura que representa sentimentos e elementos negativos, pois é o conjunto completamente negativo e oposto a uma pessoa. O nome nêmesis provém do grego e para a cultura antiga grega significa uma deusa que aplica justiça e vingança sobre aqueles que não cumprem com os desígnios dos deuses. Como sua tarefa era justamente castigar os seres humanos, a nêmesis fica hoje em dia associada a elementos negativos e escuros.

A deusa grega Nêmesis não é tão conhecida como outras, mas sua tarefa no mundo dos deuses e dos humanos não é menos importante que de outros deuses. Isto acontece, pois Nêmesis castigava os seres humanos que não seguiam ou não respeitavam o desígnio dos deuses, mas por sua vez, ela se colocava acima dos deuses do Olimpo podendo considerar-se uma deusa superior. Embora seja representada como uma deusa charmosa, também representava em imagens, esculturas e demais obras artísticas um aspecto um tanto fúnebre para remarcar o fato de que em seu poder estava a justiça divina.

Então, desta deusa provém a ideia de nêmesis, conceito utilizado hoje em dia em nossa linguagem. A nêmesis é normalmente compreendida como aquilo que se opõe diretamente a si mesmo. Assim, a nêmesis de uma pessoa pode ser descrita como seu inimigo mais importante e íntimo, aquele que conhece a pessoa de maneira íntegra e sabe quais são suas fragilidades e misérias. A ideia de nêmesis está presente na iconografia das histórias em quadrinhos, apresenta sempre algum inimigo importante que tem o poder de vencê-los facilmente por conhecer suas fragilidades.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Nêmesis. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/nemesis >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Nêmesis