Conceito » Negligência

Conceito de Negligência




NegligenciaNegligência é a omissão, o descuido não intencional e consciente das tarefas diárias que são bem realizadas no exercício da atividade através da realização de um ato contrário que deve essa pessoa realizar e executar. Esta falta grave ou negligência são geralmente passíveis de uma multa penal.

De acordo com o que dissemos no primeiro parágrafo, qualquer pessoa é plausível de cometer um uma negligência na sua vida cotidiana, mas existem determinadas profissões, em geral, aquelas orientadas para a realização de um bem comum e da qual depende a segurança e a integridade do próximo, essas é que estão mais expostas a isto.

Por exemplo, a profissão de policial, de arquiteto, sem falar a de um médico são as que devem ter mais cuidado nesse aspecto, por isso, que durante o processo de preparação profissional, será necessário enfatizar maior responsabilidade social que há em suas profissões. No caso de um policial, o maior cuidado que se deve ter é de ser habilitado por lei a utilizar uma arma no caso de se arriscar perigosamente, isso implicara obviamente fazê-lo com sabedoria, e não acredito em se tratando desta questão, o super poderoso talvez tenha gravemente ferido alguns inocentes.

No caso de um arquiteto será de vital importância que a construção que ele planeja e lidera, em primeiro, esteja enquadrada em orientações jurídicas exigidas em qualquer trabalho, uma vez que sua irresponsabilidade em algumas das etapas deste processo como fazer a escolha errada dos materiais ou a falta de segurança com o pessoal que lidera, pode resultar em um gravíssimo acidente.

E, finalmente, uma das negligências em geral mais conhecidas, tendo em conta a repercussão que geralmente muitos destes casos ocorrem nos meios de comunicação em massa, é a negligência médica, como comentávamos anteriormente. O ato ou omissão por parte de qualquer médico que cause sério prejuízo a um paciente. Essa prática também conhecida como má prática em alguns países, conta com o apoio da maioria das legislações que integram o mundo e de comprovar se ele é sério e gravemente punido com penas de prisão e até a retirada do registro profissional.

>> Próximo - Que Conceito >>