Conceito » Negação

Conceito de Negação




NegacaoUtilizado em muitos sentidos, o conceito de negação faz referência direta ao ato explícito de negar, de não aceitar ou não aprovar determinadas circunstâncias, situações ou fenômenos. Exercer a negação é, em termos linguísticos, simplesmente dizer “não” (podendo isto ser falado de diversas maneiras). Quando uma pessoa nega ou não aceita algo que não está de acordo com isso e, quando não considera que tal situação, fenômeno ou opinião seja a certa. Em termos psicológicos, a negação é um dos fenômenos mais característicos dos indivíduos para evitar lidar com situações ou circunstâncias que geram algum tipo de conflito.

A negação é entendida como um mecanismo de defesa que leva uma pessoa inconscientemente a evitar aceitar ou perceber a realidade que vive. A ideia de negação psicológica criada por Sigmund Freud que sempre analisou de maneira profunda o inconsciente do ser humano, o campo mental e emocional que um não domina está presente em nosso comportamento de uma ou outra maneira.

Quando falamos de negação estamos nos referindo ao mecanismo pelo qual uma pessoa nega a realidade, criando algum tipo de conflito interno, sofrimento, angústia ou dor. A negação é comum em situações extremas como, por exemplo, quando uma pessoa sofre a perda de um ente querido, ou quando ocorre uma separação amorosa, mas também pode estar presente em situações cotidianas comuns, mas que provocam algum desconforto. Como por exemplo, situações em que uma pessoa recebe uma crítica negativa e não reconhece o seu erro para não aceitar sua falha ou limitação.

A negação é, sem dúvida, um impedimento para o desenvolvimento de uma vida plena e estável que envolve a pessoa em uma realidade fictícia que não pode durar por muito tempo. A aceitação do que está ao seu redor e trabalhar para melhor lidar com o que está acontecendo, é precisamente o melhor caminho a seguir.

>> Próximo - Que Conceito >>