Conceito de Necessidade

NecessidadeNecessidade significa as sensações de carência própria dos seres humanos e que está ligada a um desejo de satisfação. Por exemplo, a sede, o frio, a fome, a conquista, o afeto, o poder, a realização pessoal são algumas das necessidades mais comuns que os seres humanos seguramente têm, seja uma vez na vida, porque está na natureza humana.

Existem cinco tipos de necessidades básicas agrupadas de acordo com o objeto de assunto. As necessidades fisiológicas são as mais básicas que um indivíduo pode sentir, como as de comida, bebida, vestimenta e moradia, além da necessidade de segurança e proteção. Em seguida, aparecem as necessidades afetivas, o amor, a amizade, o afeto e o pertence. Já em um estágio de exigência um pouco mais avançado encontramos as necessidades de autoestima, onde apenas o êxito e o prestígio alcançado podem satisfazer. E finalmente, as de autorrealização, a maior aspiração que um indivíduo pode ter, pois lhe oferece o prazer após o esforço e tempo desperdiçado numa atividade.

Por outro lado, o termo necessidade é utilizado para descrever ou falar de algum tipo de obrigação que se tem na vida e que sem sua realização ocorreriam vários inconvenientes. Por exemplo, o trabalho para a maioria das pessoas que habitam o planeta, exceto para algum milionário, é uma necessidade porque sem ela a pessoa não poderia arcar com alguns aspectos da vida como a alimentação, o vestuário, a diversão ou qualquer outra questão que necessite, simplesmente porque não tem meios econômicos para realizar ou satisfazer este tipo de coisa.

No entanto e em estreita relação com a necessidade de trabalho, também costuma-se utilizar o termo necessidade para explicar a situação de extrema pobreza que atravessa um indivíduo.

E o último uso corrente da palavra necessidade se descreve como um impulso irresistível, ou seja, quando acontecem coisas que não podemos evitar e fazem com que, por exemplo, após o impacto que algo ou alguém nos provoca, fazemos ou dizemos algo a respeito, como um namorado que não aguenta mais e rouba um beijo da pessoa amada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Necessidade