Conceito de Nazismo

NazismoO nazismo foi um dos fenômenos históricos mais complexos e obscuros surgido na Alemanha do século XX, sob o poder de um personagem racista e altamente exterminador chamado Adolf Hitler. O nazismo foi baseado em políticas de segregação racial dirigida especialmente contra os judeus (embora o objetivo acontecesse lentamente) e por políticas econômicas e sociais que buscavam estabelecer o poder da Alemanha em toda Europa e no mundo. Seu nome provém do partido que pertencia Hitler, o Nacional Socialista.

O nazismo surgiu como consequência da complexa situação que vivia a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. O fracasso econômico e político da República Weimar, assim como os altos custos impostos à nação por gerar o primeiro conflito bélico, tornaram a região extremamente caótica. O isolamento social, econômico e político sofrido pelos alemães neste período de guerra facilitou a chegada de um líder autoritário como Hitler, que prometeu reerguer a nação e retirá-la das cinzas.

Assim, Hitler organizou uma complexa infraestrutura social, política, econômica e militar, com o objetivo de recuperar a grandeza perdida pela Alemanha e estabelecer a região como uma potência da Europa e do mundo. Hitler chegou ao poder através do voto popular, mas durante o caminho seu exercício de poder tornou-se cada vez mais autoritário e absoluto, centralizando em uma única pessoa todas as decisões e projetos. Isto se comprova pelo fato de que após a morte de Hitler desapareceu o nazismo como sistema político.

Entre outras características obscuras, um dos elementos mais dolorosos e marcantes foi a exterminação dos judeus. Um grande problema de identidade foi criado pelos alemães ao julgar os judeus como não puros e por possuir riquezas que pertenciam aos alemães. A campanha de extermínio se estendeu ao longo de todo regime nazista e durou oficialmente de 1933 até 1945, e ficou conhecida mundialmente após o final da guerra através do descobrimento dos campos de concentração e tortura, como por exemplo, foi o Auschwitz.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Nazismo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/nazismo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Nazismo