Conceito » Natureza

Conceito de Natureza




A palavra natureza pode oferecer diversas acepções para o seu significado, como por exemplo algo que caracteriza qualquer ser vivo, que pode ter como sinônimo o termo essência. Muitas vezes ouvimos alguém dizer: - Não se pode mudar isso. Faz parte da sua natureza. Mas fiquemos aqui com a definição que, tomada do termo em latim “natura” se refere ao mundo natural e seus fenômemos. Ao definir o termo natura encontramos o estado natural como base para essa definição.

Refere-se ao curso normal das coisas o que é inato ao espaço terrestre e universal. O termo por sua vez derivou do grego physis que faz alusão ao crescimento dos seres vivos sem a ajuda de recursos exteriores ou seja, sem a ajuda da ação do ser humano. Desse modo, dizemos que a natureza existe sem a intervenção do ser humano. Dela, fazem parte os seres vivos em geral: humanos, animais ou plantas; as formas físicas pertencentes a geografia como montanhas e rios e os fenômenos que expressam as mudanças de tempo, as estações do ano etc. Todas estas coisas que o ser humano, embora destrua e danifique, não pode alterar ou impedir sua expressão. Ou seja, consideramos natureza tudo aquilo que nao foi criado pelo ser humano.

A Terra, nosso planeta é a expressão viva da natureza. A ecologia , ciência que estuda os seres vivos e o seu espaço, luta sempre por divulgar a importância da proteção da natureza. A ecologia com seu trabalho, procura a preservação ou seja a conservação dos seres vivos e dos espaços físicos que comp$oem o ambiente do planeta.

Quer dizer, a natureza é tudo aquilo que cresce, se desenvolve e acontece sem a intervenção humana o que implica uma oposição entre natural e artificial. O ser humano produz coisas articifiais mesmo que estas coisas sejam feitas a partir de um elemento natural. Quando o ser humano faz coisas que provocam alteração na natureza, esta pondo em perigo sua propria existência. Por isso existem tantas campanhas que procuram concientizar a população da importância de cuidar da natureza e de seus componentes.

>> Próximo - Que Conceito >>