Conceito de Natação

Natacao

A natação é uma das disciplinas esportivas aquáticas mais importantes, aceita atualmente pelo Comitê Olímpico Internacional como um esporte oficial. A natação é um esporte realizado na água, sem nenhum tipo de assistência artificial e pode ser realizada em espaços fechados como piscinas, assim como a céu aberto em grandes lagos, rios e praias. Atualmente, a natação é considerada um dos esportes mais completos, eficazes e úteis na horta de desenvolver um bom estado físico e de contar com um sistema respiratório e muscular sólido.

A natação como disciplina é realizada através de quatro estilos principais: os estilos crawl, borboleta, peito e costas. As competições esportivas podem organizar corridas com um só desses estilos como também as que os nadadores devem passar subsequentemente por todos os estilos. Da mesma forma, as corridas de natação podem ser individuais ou em grupo. Desenvolver com perfeição estes quatro estilos, além de elevar a velocidade e a resistência, são as metas para qualquer nadador profissional.

Como se diz, a natação é um dos esportes mais completos e seguros que pode haver. Em primeiro lugar, é talvez um dos poucos que colocam em funcionamento todo o corpo: os quatro membros ao mesmo tempo, assim como o sistema respiratório e circulatório, a flexibilidade muscular, a resistência e outros elementos. A seguir, o espaço aquático permite que o corpo se sustente sem obrigá-lo a realizar grandes esforços que podem eventualmente causar dores posteriores (como acontece com outros esportes).

Entretanto, a natação pode apresentar também certos riscos, tais como um meio não adequado, complicações de temperatura, afogamento, alergias a certos produtos químicos encontrados nas piscinas, quedas, batidas e outras mais que tenham a ver com o nado em espaços abertos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Natação