Conceito de NASA

NASAA NASA é uma organização americana destinada à exploração espacial. Suas siglas são correspondentes ao termo em inglês “National Aeronautics and Space Administration”, que significa em português “Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço”.

A NASA foi fundada no final dos anos 50, no século XX, em resposta ao início da corrida espacial promovida pelos soviéticos, lançando o Sputnik no espaço como o primeiro satélite artificial. Desta maneira, ambos os países protagonizaram a chamada corrida espacial (Space Race) no contexto da Guerra Fria, durante as próximas décadas.

Projetos estratégicos de impacto e transcendência global

Ao longo de sua história, a NASA tem impulsionado alguns programas espaciais com alto valor estratégico. O programa Mercury tinha como finalidade estudar a possibilidade de o homem habitar outro planeta. O programa Gemini foi o antecessor do programa Apolo: projeto de enviar o homem à Lua (atingido satisfatoriamente em 1969). O programa Apolo teve várias missões das quais passaram a investigar temas bem diferentes, tais como: fontes de energia, sismologia, campos magnéticos, tempestades solares, meteorologia, etc. O conjunto de investigações avançou em diferentes campos, mais especialmente no campo das telecomunicações, da computação e da engenharia.

Projetos fracassados

A história da NASA também reúne uma lista de fracassos. O Apolo 1º teve um grave acidente em 1967 e assim todos os seus astronautas tripulantes morreram. O ônibus espacial Challenger desintegrou-se no momento de sua decolagem em 1968. Em 2003, outro ônibus espacial, o Columbia, teve um acidente ao entrar em contato com a atmosfera terrestre após uma missão de várias semanas.

A missão do Apolo XIII pretendia alcançar a Lua, em 1970, mas teve graves problemas técnicos. Entretanto, graças à perícia de seus tripulantes foi evitada uma grande catástrofe e todos os seus membros puderam regressar a Terra (este episódio foi recriado no cinema, através do filme Apolo XIII).

A fase oculta da NASA

A atividade da NASA tem despertado muita desconfiança. Por este motivo comenta-se do seu lado oculto, ou seja, que intenções não oficiais são mantidas em absoluto sigilo. Os supostos segredos da NASA são bem variados, tais como as construções humanas na Lua desde a Antiguidade, o contato com extraterrestres e as missões com fins desconhecidos. Também há investigações controladas pela NASA (a área 51, nome dado ao departamento de projetos confidenciais).

Imagem: iStock, PeteMuller

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

NASA. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/nasa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados NASA