Conceito de Narrador Onisciente

Narrador-OniscienteExistem diferentes tipos de narrador em uma história literária. Neste artigo vamos analisar o papel do narrador onisciente.

Como mostra o conceito onisciente, trata-se de um tipo de narrador que conhece até os mínimos detalhes da história ao ponto de saber perfeitamente os pensamentos de vários protagonistas e seus sentimentos.

Possui o dom da onipresença

O narrador é aquele que escreve os acontecimentos de uma trama, histórias interpessoais e situações descritas ao longo do livro. A função do narrador onisciente é muito importante, pois traz informação valiosa potencializando a compreensão por parte do leitor.

O narrador onisciente conhece todos os detalhes da trama, entretanto, tenta ser o mais objetivo possível no fornecimento de dados com o fim de não condicionar o leitor. É uma testemunha direta de tudo aquilo que ocorre na história, uma vez que se coloca na pele dos personagens e revela suas intimidades.

Conhece todo o estado de espírito dos protagonistas, seus medos, suas fortalezas, suas fragilidades e suas aspirações. Trata-se do único agente na história que tem o poder de onipresença, ou seja, de estar presente em todo momento e em todo lugar.

Regras da gramática na redação

Do ponto de vista gramatical, vale resaltar que o escritor costuma utilizar a terceira pessoa do singular ou a terceira do plural para dar voz a este narrador onisciente. Trata-se de uma voz de relato que adquire grande credibilidade perante o leitor porque explica o acontecimento dos fatos com dados objetivos. Conhece todos os detalhes da história tanto no passado como no presente e, inclusive, pode intuir o que vai acontecer adiante. (dá saltos temporais na trama).

Sabe de tudo

A utilização do narrador onisciente costuma ser utilizada por parte do escritor com o objetivo de contar com um recurso na obra para poder informar ao leitor de todos os detalhes que de outro modo não poderia explicar. Este tipo de narrador foi muito utilizado nos romances escritos do século XIX.

O narrador onisciente ao mais puro estilo de um Deus é aquele que sabe tudo sem deixar espaço para qualquer tipo de segredo.

Foto: iStock - 4x6

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Narrador Onisciente